Gestão financeira

Gerenciador Financeiro: um guia definitivo para entender de vez o que é, para que serve e se funciona mesmo

Gerenciador Financeiro: um guia definitivo para entender de vez o que é, para que serve e se funciona mesmo

4 de jul. de 2024

por Regina Colon

Tá na hora de usar Granatum, né?
Tá na hora de usar Granatum, né?
Tá na hora de usar Granatum, né?

Tem uma maneira melhor de fazer a gestão financeira da sua empresa através de uma ferramenta especializada, acredite.

A base estrutural de toda empresa é o financeiro. Isso é indiscutível.

Um financeiro saudável é o que vai dizer se a empresa vai crescer ou não. Se vai contratar mais equipe, se vai ampliar o espaço físico, se vai comprar mais equipamentos, se vai ampliar o catálogo de produtos, se vai investir em estoque e por aí vai.

Uma gestão financeira feita de forma eficiente tem que estar no foco de todo empreendedor, independente do segmento da empresa.

Há inúmeras maneiras de realizar a organização, análise e planejamento do financeiro de um negócio. Aqui no Granatum já vimos de tudo, acredite! 

Contudo, em linhas gerais, as principais maneiras são:

  • caderno do financeiro;

  • planilha de excel desenvolvida por conta própria;

  • planilha de excel comprada / baixada de consultores;

  • software de gerenciador financeiro especializado e online.

Não duvido que você use as três primeiras maneiras e funcione perfeitamente para a sua empresa ou para a empresa em que trabalha. Quem tem visão de modelagem financeira consegue fazer acontecer com qualquer ferramenta.

Mas concorda comigo em uma coisa? Se a gestão financeira da sua empresa já funciona com caderno ou planilha, imagina o que você seria capaz de fazer com um gerenciador financeiro especializado e todo automatizado para fazer a parte técnica deste trabalho, enquanto você analisa, planeja e estrutura os próximos passos do negócio?

Vamos entender juntos tudo sobre gerenciador financeiro.

Gerenciador Financeiro: o que é, para que serve e, mais importante, funciona mesmo?

Antes de tudo, importante entender:

O que é um gerenciador financeiro?

Um software ou uma ferramenta online que une várias funcionalidades que fazem parte da gestão financeira empresarial. Através dessas funcionalidades, consegue simplificar e automatizar vários processos financeiros, mantendo os dados atualizados constantemente para que os gestores consigam acompanhar a saúde financeira da empresa, em poucos cliques.

Resumo em uma linha para quem não captou:

Gerenciador financeiro é uma ferramenta que vai melhorar muito o trabalho de quem faz a gestão financeira da sua empresa.

E para que serve um gerenciador financeiro?

Para tanta coisa, meu caro empreendedor! Ainda mais se você escolher usar o Granatum, a ferramenta mais especializada em gestão financeira para empresas, há mais de 15 anos! (momento jabá sem modéstia nenhuma, apenas verdades)

Mas vamos listar abaixo algumas das principais funcionalidades que um gerenciador financeiro pode te ajudar ai no seu negócio:

Controle de Fluxo de Caixa

Com informações precisas de gastos e ganhos (histórico e previsto), organizado com categorias e subcategorias, com visão por regime de caixa e de competência;

Contas à Pagar e à Receber

De uma forma facilitada para não deixar nenhuma data no caminho;

Cobranças Automáticas

Feitas uma vez e o seu cliente nunca mais vai "perder" o boleto, a mensagem e etc. E se ele perder a data, o sistema lembra antes, durante e depois;

Conciliação Bancária

Integrada com o seu banco, de forma que tudo o que é gasto e recebido aparece no sistema do gerenciador financeiro, fazendo com que os dados fiquem sempre atualizados, sem necessidade de ficar subindo cada lançamento manualmente;

Relatórios Analíticos

Dos dados do financeiro da empresa, a parte mais linda e diferenciada de um software, quando você tem os dados tão atualizados, mas tão lindamente atualizados, que com um clique você consegue ver gráficos, tabelas e visualizações dos resultados de fluxo de caixa, de gastos, de recebíveis, de cobranças, DRE, por categoria, por competência, por centro de custo;

Planejamento Orçamentário

Fácil de estruturar, já com as categorias de lançamentos que você utiliza, com projeções diferentes para cada tipo de cenário que a sua empresa possa chegar, de forma a ser muito mais tranquilo e assertivo pensar na próxima etapa da empresa.


E há muito mais funcionalidades que um gerenciador financeiro pode proporcionar para melhorar a vida aí na sua empresa, viu? Cadastro dos clientes e fornecedores, emissão de nota fiscal, gerenciamento de cartão de crédito… enfim, são vários, mas de maneira geral, é possível entender que (aquela linha de resumo marota):

Um gerenciador financeiro consegue unir várias funcionalidades de forma automática e facilitada, que, uma vez estruturado, o dia a dia passa a ser muito mais rápido de manter.

Agora a pergunta mais importante de todas:

Um gerenciador financeiro funciona mesmo ou é frescura?

Gerenciador financeiro funciona mesmo?

Ah, meu caro empreendedor. Se depois de tudo o que falamos acima você ainda acha que o seu gestor financeiro que trabalha 8h por dia com várias demandas ou que você, que desempenha múltiplas funções dentro da sua empresa, consegue dar conta de tudo o que um sistema desenvolvido, nos mínimos detalhes, por especialistas e atualizado constantemente, consegue, nossos mais sinceros parabéns! Você representa menos de 1% de todos os empreendedores do Brasil (e até do mundo)!

Mas se você é como os outros 99%, que tem que dar conta de uma carga enorme de trabalho todos os dias, além de ter que atualizar cada item do financeiro da empresa, apenas para estar com a contabilidade em dia e talvez, se der tempo, analisar alguma coisa no final do mês, acredite, um gerenciador financeiro vai te ajudar e muito nessa função.

Importante dizer que apenas uma ferramenta não faz milagre. Principalmente no começo, ela precisa ser configurada e pensada para atender tudo o que a sua empresa precisa na gestão financeira.

Depois disso, você vai até dormir melhor, a gente garante.

E afinal, o Granatum é um gerenciador financeiro?

SIM, meu querido empreendedor!

Por aqui, fazemos tudo isso e muito mais. 

Além disso, também te ajudamos de pertinho para garantir que esse seu primeiro contato com a ferramenta seja o melhor possível. Pegamos na mão e te ajudamos na configuração do seu Granatum.

Vem com a gente que é sucesso.

Faça seu cadastro agora no Granatum e entenda a diferença de ter um time de especialistas focados em facilitar, nos mínimos detalhes, a gestão financeira da sua empresa.