Blog do Granatum Estoque

Informações e dicas para melhorar o controle de estoque da sua empresa

3 problemas causados pela falta de controle de estoque

A falta de um controle de estoque adequado pode ser fatal para o negócio de diversas empresas, por influenciar diretamente nos seus gastos e também nas suas receitas. Deve-se buscar, constantemente, o equilíbrio entre os produtos no estoque e a demanda dos clientes.

Controle de Estoque é essencial

Não controlar o estoque pode fazer com que as empresas sofram dos seguintes problemas:

1. Não ter o produto desejado pelo cliente

Caso um cliente queira adquirir um produto que esteja indisponível, a empresa pode deixar de vendê-lo e não obter o lucro que resultaria dessa venda. Isso pode acontecer pela falta de controle do número de produtos que existem no estoque e pelo atraso na compra de novos itens junto aos fornecedores. Além disso, a empresa pode passar uma imagem negativa para os seus clientes, uma vez que não é capaz de ter disponível para venda os produtos que oferece no mercado.

2. Os produtos ficarem encalhados no estoque

Por outro lado, ter muitos itens disponíveis em estoque também pode acarretar na perda de produtos que passaram da data de validade (no caso de produtos perecíveis), que já saíram de moda ou que se tornaram obsoletos devido ao lançamento de novas versões ou modelos. Além de desperdiçar dinheiro, a empresa precisará fazer uma liquidação para diminuir o prejuízo, obtendo um retorno muito menor do que poderia conseguir vendendo os mesmo produtos caso eles ainda estivessem dentro do prazo de venda.

3. Comprar produtos na hora e na quantidade errada

Não saber o momento certo de comprar mais produtos também é um sintoma da falta de controle de estoque. Entender como acontece o giro de produtos e a demanda dos clientes é essencial para determinar a hora certa de comprar novos produtos para o estoque. Conhecer o estoque mínimo e o estoque máximo de cada produto ajuda na escolha da data e da quantidade certa a ser comprada para repor o estoque.

Assim, o papel do controle de estoque para uma indútria é garantir que não falte matéria-prima em cada uma das etapas do processo de produção, evitando atrasos durante a fabricação dos produtos. Em empresas de varejo, o controle de estoque tem como objetivo assegurar que os clientes encontrem os produtos desejados para que possam ser vendidos. Por fim, em empresas de serviços, o controle de estoque deve zelar pela disponibilidade de todos os materiais necessários para que um serviço possa ser executado integralmente, gerando a satisfação dos clientes.


Se você ainda não controla o estoque de produtos da sua empresa, experimente o Estoque Simples e evite todos esses problemas.

estoque basico
comments powered by Disqus

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Granatum a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Entendi e aceito