Blog do Granatum Estoque

Informações e dicas para melhorar o controle de estoque da sua empresa

Como a Curva ABC pode ajudá-lo no controle do estoque?

A Curva ABC ou diagrama 80-20 tem origem no teorema do economista italiano Vilfredo Pareto onde ele percebeu que 80% das consequências acontecem devido a 20% das causas. O que isso signiifca?

Por exemplo, 20% das pessoas concentram 80% da riqueza, 20% da área de uma casa é utilizada 80% do tempo, 20% dos produtos representam 80% do seu faturamento. Essa regra pode sofrer algumas variações dependendo do ramo de atividade, mas em geral o comportamento é muito semelhante.

O teorema é aplicado em várias áreas para análise de causa e consequência, inclusive na administração para identificar bons clientes e fornecedores. Na administração do estoque podemos utilizar a curva ABC para classificar os produtos e identificar os que mais contribuem no faturamento ou que tem maior fluxo de movimentação.

O termo ABC consiste em classificar os itens em 3 faixas:

  • Classe A: 20% dos itens representam 80% do valor do estoque.
  • Classe B: 30% dos itens representam 15% do valor do estoque.
  • Classe C: 50% dos itens representam 5% do valor do estoque.

Curva ABC

A classe A são os produtos mais importantes do seu estoque. Esses produtos precisam de uma gestão mais ativa, pois eles representam uma boa parte do seu faturamento ou tem um alto giro. Ter mais de um fornecedor ou estreitar mais a relação com o fornecedor desse produto pode deixar seu estoque mais eficiente. Fazer uma compra maior com entrega pequenas e frequentes pode manter seu estoque reduzido.

A classe B são os produtos conhecidos como intermediários e possuem uma boa margem de contribuição e precisam de uma gestão moderada. Nesta classe você pode encontrar produtos com grande potencial para a Classe A como também produtos migrando para a Classe C.

A classe C pertence aos produtos com baixo retorno de faturamento e giro. Eles podem estar sujeitos a um gerenciamento mais simples. Nessa classe você podem identificar produtos que podem ter sua estratégia de vendas melhorada ou retirá-lo do seu catálogo.

No post sobre as 5 perguntas importantes sobre o seu estoque, comentamos sobre quais produtos são mais e menos importante do seu estoque. A curva ABC irá ajudá-lo a Identificar esses produtos para que possa fazer um planejamento estratégico melhor para cada um, dando mais atenção para aquele produto que seja o carro-chefe da empresa ou fazendo promoções para acelerar a venda daqueles menos importantes até mesmo não comercializar mais esses produtos ou trocando por outros.


estoque basico
comments powered by Disqus

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Granatum a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Entendi e aceito