Blog do Granatum Estoque

Informações e dicas para melhorar o controle de estoque da sua empresa

Como fazer o inventário do estoque

Você sabe exatamente quais produtos existem no estoque da sua empresa? E quantos produtos de cada tipo estão armazenados? E qual é o valor total do seu estoque?

Ter estas informações nas mãos é fundamental para começar a organizar o estoque. Para ter um controle consistente da entrada e saída de produtos, você precisará fazer um inventário do estoque da sua empresa.

Já falamos aqui no blog do Estoque Simples que é muito importante ter controle sobre as entradas e saídas dos produtos do estoque. Levantamos também os principais problemas causados pela falta de controle do estoque. Então, está na hora de aprender como fazer, de forma simples, o inventário dos produtos para colocar ordem no seu estoque.

Inventário de produtos - uma ação simples para conhecer o seu estoque

O que é o inventário?

O inventário nada mais é do que a identificação, classificação e contagem dos produtos que estão no estoque. Com o inventário você pode tomar decisões fundamentais a respeito dos produtos que estão em falta, que estão encalhados, que estão danificados ou vencidos e ainda determinar a importância de cada tipo de produto para o seu estoque.

Fazer o inventário dos produtos não é um tarefa difícil. Siga os passos abaixo e realize o inventário dos seus produtos de forma simples.

1. Faça uma lista contendo todos os tipos de produtos que existem no estoque

O primeiro passo é separar, por tipo, as mercadorias que estão no seu estoque. Você pode aproveitar este momento para organizar os seus produtos, colocando-os em prateleiras, armários ou caixas. Usando uma folha de papel ou uma planilha, crie uma lista que contenha cada tipo de produto que você separou.

2. Crie um código para cada tipo de produto

Com a lista de produtos pronta, estabeleça um código para cada tipo de produto. Esse código tem como função facilitar a identificação dos produtos tanto na hora da compra como da venda, evitando erros na hora da entrada e saída de produtos do estoque.

O código pode ser numérico (por exemplo, 300) ou um conjunto de letras e números (C300). O importante é que ele seja único para cada produto. Dependendo do que sua empresa vende, você pode aproveitar o próprio código de barras que vem na embalagem como código do produto.

3. Classifique e especifique as características e valores de cada tipo de produto

Atribua uma categoria para cada tipo de produto na sua lista de inventário, por exemplo: alimentos, bebidas, camisas, eletrodomésticos, informática etc.

Especifique as principais características desses produtos, como unidade de medida (litros, quilograma, gramas, unidades), tamanho (P, M, G, GG), voltagem (110 ou 220 volts), cor (azul, amarela, vermelho, preto) ou qualquer outra informação que você julgue ser relevante para o seu negócio.

Por fim, especifique o valor (preço de custo - o quanto você pagou para o fornecedor) de cada tipo de produto.

4. Faça a contagem dos produtos

O próximo passo é contar cada tipo de produto existente no estoque. Para isso, escolha uma data e horário em que não existam entradas e saídas de produtos do estoque e que não prejudique o bom funcionamento do negócio.

À medida que os produtos forem contados, atualize a lista de inventário, colocando o total de unidades de cada tipo de produto. Assim, você terá o valor total investido em cada produto e também o valor total investido no seu estoque.

5. Atualize o seu controle de estoque

O último passo é atualizar o seu sistema de controle de estoque ou sua planilha com os dados que você levantou. Aproveite para identificar diferenças na contagem de produtos, que podem mostrar perdas e roubos no estoque, como também produtos que foram comprados ou devolvidos e que não foram registrados.


Pronto. O inventário do estoque foi feito! Você pode fazer o inventário sempre que for necessário retomar o controle do estoque. Uma boa prática é realizar inventários parciais (apenas dos produtos mais importantes para o negócio) uma vez por mês e um inventário total a cada seis meses (dois inventários de todo o estoque por ano).

Aproveite para experimentar o Estoque Simples e controlar de uma vez por todas o seu estoque.

estoque basico
comments powered by Disqus

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Granatum a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Entendi e aceito