Blog do Granatum Estoque

Informações e dicas para melhorar o controle de estoque da sua empresa

O que é estoque?

Estoque é um termo utilizado no dia-a-dia de muitas empresas e representa, de forma geral, os produtos que estão armazenados para serem vendidos para os clientes. Dependendo do tipo de empresa (comércio, indústria ou prestação de serviço), o estoque pode apresentar diferentes características e formas de controle. Além disso, a decisão de manter produtos armazenados pode ser determinante para a estratégia de uma empresa.

Exemplo de um estoque

O estoque participa do processo produtivo de uma empresa em diversos momentos. Quando uma empresa compra matéria-prima para produzir um produto, temos o estoque de matéria-prima. Durante o processo de produção, enquanto existem produtos que ainda não estão prontos, temos o estoque de produtos não acabados. Depois de prontos, os produtos passam a integrar o estoque de produtos acabados e podem ser vendidos para os clientes.

Em empresas de comércio, o estoque mais importante é o estoque de produtos acabados ou mercadorias. Geralmente, existem um ou mais fornecedores de produtos, de quem a empresa compra as mercadorias para revender a um preço maior para os seus clientes. Neste caso, saber comprar bem e em grandes quantidades (para conseguir um preço menor junto ao fornecedor), pode significar um lucro maior para o negócio. Assim, o controle do estoque de mercadorias passa a ser primordial para uma empresa de comércio.

Até mesmo em empresas de prestação de serviços o estoque pode ser importante. Muitas vezes para prestar um serviço é necessário utilizar alguns materiais. Por exemplo, quando um mecânico faz a revisão de um veículo, é necessário que ele tenha um estoque das peças que poderão ser utilizadas na execução do serviço prestado. Apesar de não vender as peças diretamente, é necessário ter um estoque para executar o serviço por completo e satisfazer o cliente.

Por fim, é bom lembrar que o controle de estoque precisa ser feito para garantir o bom funcionamento do negócio e também para manter os clientes satisfeitos. Entender os tipos de estoque ajuda no planejamento e também nas vendas aos clientes. Saber quando e por quanto comprar cada produto e, depois, por quanto vender, resultará em lucro ou prejuízo para a empresa. Assim, o estoque é determinante para o sucesso de um negócio.

estoque basico
comments powered by Disqus

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Granatum a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Entendi e aceito