>
2 de abr. de 2025
Novo processo automatizado para cadastro de novas contas em Cobranças
Melhoramos e automatizamos o processo de habilitação de uma nova conta cadastrada para utilizar a funcionalidade de Cobranças no Granatum.
Seguindo os novos requisitos da IUGU, nossa parceira no setor de cobranças, este novo processo passa a não ser mais manual e feito pelo nosso Atendimento, mas sim por um fluxo automatizado para identificação do titular da conta bancária e da empresa.
Confira abaixo as telas e funcionalidades que foram atualizadas no nosso sistema:
Tela de Edição de Conta Bancária
Agora nessa tela, caso o usuário marque a opção de usar o Cobranças Automatizadas, aparece a lista com os documentos necessários para a validação:

Os campos a serem preenchidos são do CNPJ, por isso, o Granatum preenche automaticamente os dados da titularidade (CNPJ e Razão Social), trazendo os mesmos do cadastro do nosso cliente.
Importante lembrar que todos os arquivos solicitados são obrigatórios e cada um deles tem suas especificações descritas.
Atualização de Status
O processo de validação dos documentos enviados será feito pela Iugu, nossa parceira em Cobranças, e eles dão o prazo de até 05 (cinco) dias úteis para essa verificação.
Enquanto a Conta Bancária estiver no período de verificação, as informações aparecerão da seguinte forma:

Quando a Conta Bancária estiver aprovada, as informações aparecerão assim:

Alteramos também os ícones ao lado da listagem das contas bancárias, sendo o ícone verde indicando que está verificado e o ícone amarelo indicando que a verificação ainda não aconteceu e/ou há a necessidade de reenvio dos documentos.

Além disso, há também o aviso ao lado de cada Conta Bancária disponível para a realização de Cobranças.

Tela de Registrar Cobrança ou Gerar Cobrança

Dentro da funcionalidade de Cobranças Automatizadas, existe a possibilidade de Registrar uma nova cobrança. Caso o usuário queira registrar uma cobrança em uma conta bancária que não esteja liberada ou criada, ele pode iniciar o processo de validação dessa mesma tela.

Aviso por Email
Sempre que houver uma alteração de status na validação de conta bancária, o Granatum enviará a informação dessa alteração aos usuários via o email cadastrado.
As alterações de status que acionam esses avisos são:
Liberada: sua conta já pode ser utilizada para receber suas cobranças.
Verificação: sua conta caiu no sistema anti-fraude e está em análise.
Reenvio de documentos: um ou mais documentos precisão ser reenviados.
Bloqueada: sua conta foi analisada e não foi liberada para utilização. entre em contato para maiores detalhes.
Se quiser saber mais, veja nossos conteúdos na Central de Ajuda:
Ou se preferir, assista nosso vídeo explicativo da melhoria: